Origem da Rede

O Sistema de Redes das Instituições de Memória


Durante muito tempo as organizações públicas e privadas que tinham por missão a custódia, o resgate, e a preservação do patrimônio memorial e cultural pernambucano enfrentaram grandes desafios resultantes da globalização da economia, da evolução tecnológica e da evolução conceitual no domínio da gestão pública. A pressão exercida pelas diferentes entidades com as quais se relaciona, é um fator que implica maiores níveis de exigência na qualidade dos serviços prestados e produtos produzidos.

A forma como as organizações memoriais enfrentam os desafios e respondem as pressões, passa cada vez mais,pela utilização das tecnologias à serviço dos sistemas de informação e dos objetivos e estratégias destas organizações.

O desenho e implementação de sistemas memoriais suportados por tecnologias, torna-se crucial para que as organizações memoriais possam conseguir vantagens competitivas face as novas demandas sociais.

Pensando nisso, instituições como o Museu da Cidade do Recife, a Biblioteca Pública do Estado, o Arquivo Público do Estado e o Laboratório Líber, uniram esforços para criar a Rede Memorial de Pernambuco em 2008 com objetivo de promover cooperação interinstitucional através da realização de programas estratégicos de promoção, preservação e acesso ao patrimônio memorial e informação de interesse histórico, custodiados por instituições de missão memorial de Pernambuco. Essas discussões tiveram como consequência um Fórum em 14 de novembro de 2011, no Recife.

Esta iniciativa propõe estabelecer uma rede de acervos e pesquisadores integrados em uma estrutura lógica interoperável e interinstitucional, com a manifesta intenção de partilhar de forma inteligente recursos humanos, financeiros, tecnológicos, saberes e capacidades específicas de cada parte, em benefício do bem comum e do patrimônio cultural, unindo  áreas onde a duplicidade de esforços resultam em desperdício de tempo e recursos.

Mais informações, consultar na aba Pesquisas sobre a Rede Memorial



Comentários