Memorial Denis Bernardes recebe acervos históricos

O Memorial Denis Bernardes funciona na Biblioteca Central da UFPE e, desde a sua inauguração em julho do ano passado, tem recebido diversos acervos históricos relacionados à memória institucional da Universidade. O último material recebido foi a coleção de recortes de jornal e revistas do ex-senador Marcos Freire, fundador do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e ex-ministro da Reforma Agrária no Governo José Sarney. Marcos Freire formou-se pela Faculdade de Direito do Recife em 1955 e foi membro do grupo dos “autênticos” do MDB, grupo que fazia oposição ao regime militar nos anos 1960 e 1970. Ele faleceu num acidente aéreo em 1987, época em que ocupava a presidência da Caixa Econômica Federal.
De acordo com o professor Marcos Galindo, diretor do Memorial, o recebimento desse acervo é de extrema importância para a Universidade. “Marcos Freire foi um dos militantes da resistência democrática brasileira, fundador do MDB, partido formador das mais autenticas expressões da política de oposição à ditadura. O acervo legado a UFPE é o registro de um tempo de grande valor histórico para o país”, afirma o professor.
Além do material repassado pelos familiares de Freire, foram recebidos documentos das faculdades que formaram a UFPE, como a Escola de Belas Artes e a Faculdade de Medicina, e dos acervos dos professores Rui Antunes e José Antonio Gonsalves de Melo. Também o acervo fotográfico da Assessoria de Comunicação da UFPE está sob análise da equipe do memorial.
O coordenador científico do espaço, professor Maurício Rocha de Carvalho, destaca a importância do trabalho realizado para a manutenção da identidade institucional da UFPE. “Nenhuma instituição pode sobreviver sem pensar no que ela já fez. Então o Memorial Denis Bernardes tem por objetivo garantir à UFPE sua personalidade. Entender o passado para preparar o futuro”, afirma o professor.
De acordo com a bibliotecária Ana Cláudia Gouveia, que trabalha na preservação dos arquivos do memorial, o ano de 2013 foi dedicado à recepção de todo o material e agora a equipe está partindo para a fase de conservação, preservação e tratamento da informação, para que, no futuro, esses acervos sejam disponibilizados para acesso virtual. “Inicialmente, estamos fazendo um inventário para identificar as obras. Algumas já estão tombadas, mas as que chegaram recentemente ainda precisam de tombamento. Pretendemos que todo o material que não esteja submetido a direitos autorais seja disponibilizado para consulta virtual”, afirma. Os materiais que possuem direitos autorais estarão disponíveis apenas para consulta física, mediante agendamento.
REPOSITÓRIO – O material que é recebido pelo Memorial Denis Bernardes é higienizado, digitalizado e indexado pelo Laboratório de Tecnologia da Informação da UFPE (Liber) e será disponibilizado online no Repositório Institucional da Universidade (RI), que está em fase de desenvolvimento. Susymery Vila Nova, responsável pelo RI, afirma que o repositório é semelhante a uma biblioteca virtual onde serão disponibilizados os acervos do Memorial e as produções científicas realizadas na Universidade. “O Repositório é criado por meio de uso de software livre e é destinado à comunidade acadêmica e ao público em geral”, lembra. A ideia é que se diminua cada vez mais a consulta física dos materiais para manter a conservação dos mesmos.
Fonte:http://www.ufpe.br/agencia/index.php?option=com_content&view=article&id=48920:memorial-denis-bernardes-recebe-acervos-historicos&catid=5&Itemid=78

Comentários